Os ônibus

 

A Ford Motor Company tem muita tradição pelo mundo quando o assunto é a construção de chassis ou carrocerias para ônibus. Os modelos de chassis mais comuns pela Empresa foram o B-1618 e o B-1621. A criatividade também ia longe, pois também eram comuns os ônibus adaptados com frentes de picapes. 

Nos Estados Unidos, o Ford B-Series foi um chassi de ônibus convencional Tipo C fabricado pela Companhia entre 1948 e 1998 e foi utilizado principalmente como ônibus escolares. Era muito comum nos filmes de cinema vermos cenas em escolas públicas e particulares os tradionais Ford School Buses rodando por ruas e avenidas, não é mesmo?

Outro que fez bastante sucesso no mundo foi o Modelo T adaptado para transporte de passageiros – as chamadas Jardineiras, muito populares aqui mesmo no nosso país.

Uma dessas empresas que utilizaram o Ford Modelo T Jardineira é a Viação Caprioli, com sede em Campinas, SP, que completou 71 anos em 2004. A empresa opera em todos os segmentos do transporte de passageiros por ônibus e conseguiu a proeza de manter bem conservado um veículo para cada uma das várias fases de sua evolução. 
Ela conserva, por exemplo, uma jardineira marca Ford, modelo T, ano 1923, dotada de motor a gasolina com espetaculares 30 hp de potência e carroceria de madeira. Fazia a linha Campinas-Monte Mor–Capivari, em São Paulo.

As miniaturas de ônibus da coleção: em sentido horário - Ford School Bus 1995 (chassi B-1618), Golden Leaf 1969 (ônibus AEC Swift que conduzia a equipe de F-1 Lotus-Ford), Ford Modelo T Jardineira 1923 e Ônibus da Viação Sul-Fluminense, do RJ (com chassi Ford B-1618) 

Ônibus da linha 9106, de BH, MG (réplica em fibra de vidro e madeira, escala 1:18) - este veículo (coincidentemente serve ao meu bairro aqui em BH - Sagrada Família) usava chassi Ford B-1618 e operou de 1999 a 2005

Também é muito comum observarmos os tradicionais ônibus de equipes de Fórmula 1 ou outra categoria esportiva, transportando equipamentos.

No final dos anos 60, na Europa, era “figurinha carimbada” o ônibus Golden Leaf (folha dourada), que transportava a Equipe Lotus-Ford, escuderia de espetacular sucesso naquela época. Apesar de não ter sido produzido pela Ford, o Golden Leaf (que tinha a logomarca Ford na lataria) chamava a atenção por onde passava.

Foi a partir da aproximação com a Ford-Cosworth que o boom se fez. Colin Chapman, chefe da escuderia, tinha então uma gorda injeção financeira para dar corpo aos seus projetos, patrocínios de forte apelo visual eram angariados e a estrutura do time crescia. A Lotus 49 e suas seguintes versões obtinham sucesso na pista, e boa parte da estrutura era levada  por um ônibus AEC Swift (empresa que o produziu entre 64 e 74) modificado.

Esse charmoso veículo esteve presente em três fases da equipe, estando pintada de acordo com os carros. O verde característico do time inglês em 1968, o Gold Leaf de 1969 e o preto com dourado da John Player Special, em 1971.

Confira essas relíquias e divirta-se!

 

Fontes: Portais Mil Bus e Área de Escape e Wikipédia; texto inicial de JL Cantanhêde

 

Até nos dias atuais este tipo de ônibus escolar da Ford é muito comum em escolas públicas dos Estados Unidos e de outros países

São tão populares que viraram estrelas de cinema de Hollywood

 

Mini em madeira (escala 1:16) do ônibus da linha 3140, que circula na cidade de Betim, MG

Este modelo utiliza um chassi Ford B-1621 (construído entre 1993 e 1999)

Placa de anúncio sobre os 150 anos de Henry Ford (comemorados em julho de 2013)

O modelo Ford B-1618 da Viação Sul-Fluminense circula pelas ruas de Volta Redonda, RJ (réplica em resina)

Réplica (em fibra de vidro) da jardineira Ford Modelo T 1923; modelo igual a este é preservado por uma tradicional companhia de ônibus de Campinas, SP

Réplica do ônibus da linha 9106, de BH, MG, que circulou durante seis anos unindo os bairros Sagrada Família e Serra

Réplica do Golden Leaf (em resina) que conduzia parte da equipe Lotus-Ford, nos anos 60

Nos anos 60, esses ônibus que transportavam equipamentos das equipes de Fórmula 1 eram também atrações

 

 

Contato

MINIFORD - A Ford em miniatura Belo Horizonte, MG
Brasil
(31) 98641-6600

Twitter: www.twitter.com/ovalazul

fordminiatura@gmail.com