A motocicleta

 
Sabe-se que o pioneirismo na construção dos famosos motores V8 (que utilizam oito cilindros dispostos em duas bancadas em forma de “V”) é da indústria americana, entre 1906 e 1914. O grande sucesso, contudo, esperou um pouco mais e aconteceu somente em 1932, quando a Ford lançou seu V8, que custava apenas U$10. Isso mesmo, 10 dólares a mais que a versão equipada com o motor de quatro cilindros!!!. Seu motor era tecnicamente interessante, pois a Ford conseguira, pela primeira vez na história do automobilismo de grande série, fundir o bloco de oito cilindros em V numa peça única. 
 
Esse motor tinha somente três suportes de virabrequim e a sua fabricação alcançou tamanho nível de simplicidade e economia que, em pouco anos, o Ford V8 se tornou o motor mais vendido do mundo. Mesmo com sua potência de 65 cv a 3400 rpm, não ser uma das mais elevadas, na época, levava os carros a uma velocidade de quase de 120 Km/h. 
 

Agora imagine colocar um desses motores Ford V8 com 60 cavalos de potência com 135 polegadas cúbicas em uma motocicleta. Foi o que fez, em 2012, o customizador americano James Fedor, um aposentado de 71 anos, que construiu uma bela máquina de 1937 a partir da compra de várias peças no mercado automotivo de sua cidade natal – Mantua, Ohio, USA: tanque de combustível, bancos, tanque de óleo para carter seco, filtro de óleo, caixa de marchas para cinco velocidades. 

A fabricação dessa beleza incluiu um tanque de combustível Honda 750 (alargado por cinco polegadas); a extremidade dianteira, luzes traseiras e sinalizadores de uma Indian 1948; guidão e controles de uma HarleyDavidson; os paralamas e a transmissão final de uma Guzzi; a ignição eletrônica é da marca Mallory.

Para manter curta a distância entre eixos, Fedor ajustou a transmissão direita para cima do volante. Além disso, montou os radiadores nos “alforjes” laterais traseiros.

Uma criatividade e tanto!! É uma moto divertida, diz James, apenas para ir a shows. Uma volta à América dos anos 30.


Fonte: Wikipédia e Portais “Meu Véio v8”, Sabertooth Motorcycles e Kneeslider

 
 
Réplica da Ford Flathead V8-60 Motorcycle 1937, motocicleta criada pelo customizador americano James Fedor, em 2012
 
James Fedor, atualmente aposentado, reuniu várias de peças de outras motocicletas para criar a Ford Flathead V8-60 1937
 
A Ford V8-60 Motorcycle 1937 é dotada do poderoso motor V8, que equipou os famosos Hot Rods, nos anos 30
 
Fotos da Ford Flathead V8-60 Motorcycle 1937, uma volta aos anos 30, na América
 
 
 
 
 

Contato

MINIFORD - A Ford em miniatura Belo Horizonte, MG
Brasil
(31) 98641-6600

Twitter: www.twitter.com/ovalazul

fordminiatura@gmail.com