Detroit Automobile Company 

 
 

Quatro anos antes da fundação da Ford Motor Company, Henry Ford e mais três investidores – William Murray, o então prefeito de Detroit, William Maybury, e o então senador Thomas Palmer – inauguraram, em 5 de agosto de 1899, a Detroit Automobile Company, um dos primeiros fabricantes de automóveis dos Estados Unidos, com um capital de 15 mil dólares.

Em virtude de dificuldades financeiras, a empresa foi dissolvida em janeiro de 1901. Apesar disso, cerca de 20 automóveis foram produzidos. Os mais destacados foram o Ford Delivery Wagon 1900, uma camionete de entrega (concluída em janeiro daquele ano), e o Ford Runabout 1901.

Minis (resina) dos dois modelos de carros produzidos por Henry Ford na Detroit Automobile Company - Ford Delivery Wagon 1900 (esq.) e Ford Runabout 1901; foram feitas 20 unidades desses automóveis, no total

 

Henry Ford abriu mão de seu emprego anterior na empresa de Thomas Edison, a Edison Illuminating Company, para se aventurar na nova empresa. A intenção dele era construir carros de qualidade, mas os investidores visavam apenas o lucro, e isso fez com que esses sócios duvidassem da capacidade de Ford em trazer um produto ao mercado.

O primeiro veículo da DAC foi o Ford Delivery Wagon 1900, uma camionete de entrega que, apesar do forte apelo dos jornais da época em divulgar seu lançamento, foi um fracasso, devido à sua lentidão e alto peso.

Réplica do Ford Delivery Wagon 1900

Miniatura do Ford Runabout 1901

Após a dissolução da empresa, Ford, entre janeiro e maio de 1901, começou a inventar carros experimentais, como o Ford Runabout 1901, que tinha, para a época, um revolucionário motor de dois cilindros de 12 cavalos de potência, localizado embaixo do banco do motorista, o que conferia uma velocidade máxima de 40km/h. A persistência de Ford começou a chamar a atenção de investidores americanos.

Em novembro de 1901, já com outro carro construído para corridas da época, o Ford Sweepstakes, Ford sagrou-se campeão de várias competições nos Estados Unidos. Henry Ford considera o Sweepstakes o automóvel que deu origem à Ford Motor Company, em 1903. 

 

Fonte: Wikipedia

 
 
 
 
 
 

Contato

MINIFORD - A Ford em miniatura Belo Horizonte, MG
Brasil
(31) 98641-6600

Twitter: www.twitter.com/ovalazul

fordminiatura@gmail.com