Ford Sweepstakes

 

Primeiro carro de corrida de Henry Ford, o Sweepstakes 1901 levou Ford à vitória em sua primeira corrida em Grosse Pointe, Michigan. Como Ford era o “azarão e o preferido da torcida local, sua vitória em 10 de outubro de 1901 sobre Alexander Winton, um dos pilotos de maior sucesso dos Estados Unidos, teve uma grande repercussão. Esta foi a única corrida de Henry Ford como piloto.

Ford Sweepstakes 1901 (réplica em madeira e arame)

Diz a lenda que foi a partir da vitória com este carro, em 1901, que Henry Ford lançou a semente para a criação da Ford Motor Company, em 1903

A vitória de Ford, no entanto, mudou tudo para ele e a história da indústria automobilística. Muitas pessoas que viram a corrida vieram oferecer apoio financeiro, o que abriu caminho para a criação da Ford Motor Company em junho de 1903. Ford levou adiante o seu projeto de carro de baixo custo de produção com o Modelo T, o carro que colocou o mundo sobre rodas.

Quando construiu esse carro em 1901, após uma passagem frustrante pela Detroit Automobile Company, um ano antes, Henry Ford tinha dois objetivos específicos em mente: publicidade e reconhecimento, o que, sem dúvida, ocorreu depois do feito de outubro daquele ano. O veículo foi construído em maio de 1901 em uma loja na Avenida Cass com Rua Amsterdã, em Detroit, Michigan.

Henry Ford (esq.) e seu Ford Sweepstakes momentos antes de começar a corrida que o consagrou em Detroit, em 1901

 

O Sweepstakes vinha impulsionado por um motor boxer de dois cilindros, posicionado centralmente, de generosos 8.8 Litros e oferecendo uma potência de 26 cavalos. Posicionado no meio de sua carroceria ele vinha acoplado a uma transmissão planetária de duas marchas, com o conjunto proporcionando ao Ford 1901 Sweepstakes atingir uma velocidade máxima de 116 km/h.

 

Fonte: Portal Auto e Técnica

 

 

Contato

MINIFORD - A Ford em miniatura Belo Horizonte, MG
Brasil
(31) 98641-6600

Twitter: www.twitter.com/ovalazul

fordminiatura@gmail.com