Sobre Edsel Ford

 

Eu preparei uma pequena história sobre a vida de Edsel Ford. Como a maioria de nós sabe, Edsel morreu em maio de 1943, assim me pareceu apropriado para homenagear o homem no 71 º aniversário de sua morte, quem está de carro e clube são nomeados após ele.

A história lida com a sua juventude, o seu fascínio com o design do carro e de desenvolvimento, a sua presidência da Ford Motor Company e sua morte prematura aos 49 anos. Deixe-me dizer que encontrar artigos sobre Edsel Ford não foi uma tarefa fácil. Edsel viveu na sombra de seu pai, tanto que muito pouco se sabe sobre ele até hoje. Mesmo como presidente da Ford, ele fez muito poucas decisões importantes. Era geralmente Henry que tomava as decisões finais para a Companhia. No entanto, Edsel gostava de carros, especialmente design de automóveis. Era seu passatempo, bem como sua especialidade. Edsel tinha outros passatempos, como a fotografia, barcos rápidos, pintura e esportes, mas os carros permaneceram ao longo da vida a sua favorita. 

 

Edsel Ford, único filho de Henry Ford, foi inovador e grande apreciador do design de automóveis

 

Durante sua infância, Edsel e seu pai trabalhou lado a lado em carros. Mais tarde, tornou-se mais Edsel fascinado pelas formas de automóveis do que por seus trabalhos internos. Como ateenager, ele construiu várias velocistas, em sua maioria com base-T. Edsel foi entregando-se a um passatempo comum do dia, uma compartilhada por algumas jovens com dinheiro, a diferença é que Edsel teve um suprimento ilimitado de peças. Este amor de estilo e construção de carros que vêm em muito acessível como o tempo passou.

Eu encontrei uma declaração feita por Edsel, que foi datado em 1922:  “Pai, faz o carro mais popular no mundo que eu gostaria de fazer o melhor carro do mundo - Lincoln". No final dos anos, foi Edsel que guiou o estiloso Modelo A, e deu-lhe o olhar mini-Lincoln. Na época, Henry estava ocupado demais endireitar as entranhas se preocupar com contornos do A. Ele não se importa com o que o carro parecia, desde que ele fez o que queria fazer, e foi pintado de preto (lembra?).

Miniatura (resina) do Ford Special Speedster 40 1934, carro desenhado pela Ford especialmente para Edsel

Edsel tinha um pequeno acervo de carros feitos exclusivamente para ele

Miniatura do Ford Edsel Citation 1958 (escala 1:18), homenagem ao filho de Ford

O Ford Edsel foi produzido entre 1957 e 1959

Muitos especialistas da época afirmaram que esse carro foi o maior fracasso da Ford, devido, dentre outros motivos, ao alto preço, consumo e design (quase 5 metros de comprimento)

 

Edsel teve regularmente carros construídos para seu uso pessoal. Dois de seus favoritos pessoais eram seus 1932 e 1934, ambos velocistas. O 1932 era um V-8 Boat-tail speedster, e foi construído com a ajuda da estilista designer ET Gregorie.

Edsel tinha 25 anos de idade quando se tornou presidente da Ford. Ele foi um ferrenho defensor da renovação na corporação e conseguiu fazer o Modelo A substituir o T, apesar da resistência de Henry.

Em 1932, a Ford dava outro passo definitivo de sua história ao lançar, no Modelo 18, o primeiro motor V-8 produzido em massa. Edsel faleceu de câncer em 26 de maio de 1943. A influência dele definiu uma era em que a Companhia se abriu mais à criatividade possibilitada pelo estilo, o conforto e à sofisticação que à necessidade de motorizar o mundo e bater recordes olímpicos de venda. 

Edsel foi um contestador e inovador durante sua curta vida, leia alguns fatos:

  • Em sua comunidade - Durante anos Edsel Ford foi um dos maiores doadores para o Fundo Comunitário Detroit.
  • Sobre as Artes -  Artista talentoso, Edsel serviu por muitos anos como Presidente da Comissão de Artes de Detroit.
  • Na linha de produtos. Foi Edsel que influenciou seu pai para assumir a falência  da Lincoln Motor Company, poupando um grande carro do destino de tantos outros, durante os anos 30;
  • Em sua família. Edsel era o tipo de pai que sempre estava lá, compartilhando as alegrias e os problemas de seus filhos. Ironia final do Edsel foi o fato de que o carro que foi destinado por sua família a fazer-lhe honra acabou por ser um fracasso desanimador. No final, foi Edsel que persuadiu o velho Ford para substituir o modelo "T", mecanizar seus limpadores de pára-brisas, adotar freios hidráulicos, a se engajar n planejamento de longo prazo
 
 
Edsel Ford foi o maior incentivador do pai Henry para que este substituísse o Modelo T; a ideia finalmente deu certo, e a Ford, no final dos anos 20, produziu o belíssimo Modelo A (este aqui mini de 1931), cheio de novidades, como design, painel com hodômetro, rodas, motor etc 

 

Fontes: Portal Edsel.com e Best Cars Carros do Passado

 
 
 

Contato

MINIFORD - A Ford em miniatura Belo Horizonte, MG
Brasil
(31) 98641-6600

Twitter: www.twitter.com/ovalazul

fordminiatura@gmail.com