Sobre nós

 

Meu interesse pela Ford Motor Company vem desde a infância, quando, em 1965, aos quatro anos de idade, em São Luís do Maranhão (cidade em que nasci), meus pais me presentearam com uma camisa em que aparecia uma foto do Ford Modelo A 1930. Achei o carro muito bonito, imagem que guardei sempre na memória.

Mais de 40 anos depois, já morando em Belo Horizonte, a preferência pela empresa continuou, tendo adquirido, como primeiro carro, um Ford Ka 1998.

Em setembro de 2006, quando iniciei minha coleção, pude perceber o quão importante é a Ford na história da indústria automotiva mundial. Podemos dizer, seguramente, que a indústria do automóvel no mundo se divide em duas etapas: antes e depois da Ford.

Henry Ford, eleito em 1999 o empreendedor do Século XX por uma comissão de especialistas em automóveis, teve idéia visionárias, revolucionárias para sua época, ao tornar disponível o carro para a população em geral.

O objetivo principal desta página é divulgar, por meio de miniaturas, alguns dos principais veículos e fatos históricos da Ford em várias escalas, materiais e modelos. Costumo dizer que a história fordista passa pela minha coleção.

 

 

 

 

 

 

 História do projeto

Algumas coincidências sobre a Ford marcaram a minha vida. Aos 4 anos de idade, em São Luís do Maranhão, ganhei de meus pais uma camiseta com o desenho de um Ford Modelo A 1930; o somatório do número (168) da pequena casa em que vivi com meus pais em São Luís totaliza 15 (e 15 milhões foi o quantitativo de Modelos T feitos pela Ford em 19 anos de produção); o primeiro automóvel em que passeei, quando cheguei a Belo Horizonte, foi uma Ford Rural 1970; o número do local (1.708) em que comecei a trabalhar como funcionário público é o quantitativo de carros Ford Modelo A 1903 (primeiro automóvel da Companhia) produzidos; meu primeiro carro foi um Ford Ka 1998.

Após tantas coincidências como essas, decidi iniciar minha coleção de miniaturas fordistas, em 2006. A ideia inicial era só colecionar, mas, com o passar do tempo, ao ver meu acervo crescer, decidi compartilhar essa paixão com as pessoas na internet. 

Quem sabe um dia eu venha conhecer a sede mundial da Ford, em Dearborn, Michigan, e mostrar esse projeto pessoalmente. Nada é impossível, não é mesmo?

 

Elogio de pai e filho: Ford e o filho Edsel gostaram de minha iniciativa cibernética

A pequena casa em São Luís, onde morei com meus pais - aqui nasceu a admiração pela Ford; a soma do número 168 do imóvel totaliza 15 (uma lembrança aos 15 milhões de Modelos T produzidos pela Ford)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contato

MINIFORD - A Ford em miniatura Belo Horizonte, MG
Brasil
(31) 98641-6600

Twitter: www.twitter.com/ovalazul

fordminiatura@gmail.com